Você está em Boutique UNIFEI Livros

Pesquisar






Boutique UNIFEI - Livros

A Boutique UNIFEI é o ponto de vendas de produtos com a grife ou ligados à Universidade. A FTS - Fundação Theodomiro Santiago é a única instituição autorizada pela UNIFEI para vender a marca da Universidade. Os livros que constam deste site são exclusivamente os de conteúdo que contribui para o resgate da Memória da Universidade ou de personagens a ela ligados, assim como livros técnicos publicados por seus professores ou diplomados. Os produtos aqui relacionados poderão ser adquiridos na Secretaria da  FTS e AD-UNIFEI, na Rua Cel. Rennó no. 7, Centro, Itajubá – contatos pelo tel.: (35) 3622 4450, e-mail ad-unifei@itacabo.com.br , pelo "Fale Conosco" deste Portal ou onde mais indicado no próprio reliese. 

MICRO, MINI e PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS – PCHs - (INDISPONÍVEL)

Devido ao grande sucesso alcançado em sua edição anterior, agora ampliada e revisada, está à venda a 2ª. edição do livro MICRO, MINI e PCHs – PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS  de autoria do Professor Cleber Malta de Sá, engenheiro mecânico-eletricista e civil, diplomado em 1957 pelo I.E.I, atualmente UNIFEI. Com edição limitada, cada exemplar está à venda diretamente pelo autor pela importância de R$ 80,00 (oitenta reais), acrescidos das despesas de postagem. Os interessados deverão entrar em contato com o autor através do e-mail clebermalta@terra.com.br ou telefone (62)3223 4993.

Mais detalhes no Cartaz e Sumário a seguir:

PCHs_cartaz.jpg - Link do arquivo

PCHs_Sumario.jpg - Link do arquivo

UMA ORIENTAÇÃO PARA A VIDA - Coletânea de 5 livros de J. Conduru - (INDISPONÍVEL)

O autor, José Conduru Pinto Marques, da turma de 1952 do antigo IEI, foi presi- dente, diretor e con- sultor de empresas. É por natureza um professor, atividade que também exerceu por muitos anos e desde seu tempo de estudante. Além de professor, técnico e administrador dos mais competentes, é um estudioso dos mais variados temas e tem prazer em compartilhar o que sabe com colegas, amigos e familiares. De perfil humanístico e de profundas convicções religiosas, apresenta nesta coletânea o resultado de extensa pesquisa, também com a finalidade de ajudar instituições filantrópicas, sentindo-se gratificado em poder contribuir para o bem do próximo.

Livro 1/5 – Viva Plenamente
Livro 2/5 – Mensagens de Vida e de Fé
Livro 3/5 – A Fé Católica e Divergências Protestantes
Livro 4/5 – Alimentação para a Saúde
Livro 5/5 – O Cerne da Boa Administração

Os interessados poderão entrar em contato diretamente com o autor, pelo telefone (31) 32215492 ou e-mail jconduru@pib.com.br

JOSÉ ERNANI DE LIMA - Um engenheiro na história e nas letras de Itajubá

O personagem deste livro, José Ernani de Lima, formado pela primeira turma do IEMI, atual UNIFEI, em 1917, foi durante toda a sua vida estudantil e profissional um cronista e manteve longa colaboração com a imprensa itajubense.  Este volume organizado por Carlos Alberto Silva – engenheiro formado na turma de 1966 da UNIFEI – após minuciosa pesquisa em jornais, revistas, bibliotecas, arquivos públicos e particulares reúne a maior parte de suas crônicas, cartas e discursos publicados entre 1913 e 1986. Através deles, o leitor, pouco a pouco, percorrerá alguns dos vários caminhos da história de Itajubá e conhecerá os momentos e os vultos que a construíram.

UNIVERSITÁRIOS – Conjunto de Ritmos do DAIEI (INDISPONÍVEL)

A “brincadeira” que deu certo

O que, de início, tinha por objetivo gerar um simples artigo para o Boletim Informativo da AD-UNIFEI de Belo Horizonte, acabou por se transformar em um livro, tal a riqueza de detalhes e acervo fotográfico que compõem a fantástica história do conjunto musical fundado na década de 50 por dois alunos do IEI daquela época, Chakib Abdalla e Arnaldo Tassinari. Escrito pela ex-aluna Marita Arêas Tavares e prefaciado por outro ex-aluno, Joel Mendes Rennó, que foi o “crooner” desse conjunto, o livro transporta o leitor para a ambientação das festas e bailes do Diretório Acadêmico daqueles anos dourados. Fato curioso que vale informar é que, no lançamento deste livro, em 2002, a autora conseguiu reunir quase todos os “jovens”, agora de cabelos grisalhos, que compunham o conjunto, e que voltaram a emocionar e animar a platéia com a mesma performance.

Prof. RICHARD BRAN - Ao Mestre com Carinho

Cartas trocadas durante seis anos, de 1992 a 1998, entre o antigo professor Richard Bran e seus ex-alunos Marita e Luiz Fernando Tavares, foram transcritas neste livro. O objetivo dos autores com essa publicação, além de prestar uma homenagem ao velho mestre, foi o de compartilhar com seus colegas da UNIFEI, de qualquer geração, o resgate de um passado repleto de lições, marcadas pelo estilo marcante e inconfundível do professor, cuja autenticidade nos transmite a sensação de ouvi-lo de viva voz. O Prof. Bran faleceu em 1998 aos 92 anos de idade, no seu país de origem, a Alemanha, onde viveu seus últimos anos. No Brasil viveu 58 anos de sua vida, 55 dos quais como professor, sendo 35 anos na UNIFEI e 20 anos no ITA. Um professor inesquecível, que sabia ser exigente e, ao mesmo tempo, amigo de seus alunos.

THEODOMIRO SANTIAGO - O esboço de uma biografia

A convite de ex-alunos da AD-UNIFEI de Belo Horizonte que haviam se dedicado a uma intensa pesquisa sobre a vida de Theodomiro Santiago, o ex-aluno Dirceu Rocha Pereira aceitou o desafio de escrever sua biografia, que teve a humildade de chamar de “esboço”, por entender que seria muita pretensão desvendar toda a sua rica trajetória e sentimentos que também procurou transmitir aos leitores. Trata-se de um livro de leitura obrigatória para todos os ex-alunos da UNIFEI, para que conheçam as raízes de sua formação profissional e de caráter, valores que vêem sendo transmitidos através de tantas gerações de mestres de nossa Escola, hoje Universidade. Como escreveu o eminente ex-aluno Aureliano Chaves que o prefaciou: “É uma fonte preciosa de consulta para todos os que desejam conhecer a vida e a obra desse brasileiro ilustre, que enriqueceria a galeria dos grandes homens de qualquer país. Poucos como ele, foram contemporâneos do futuro.”

Universidade Federal de Itajubá - 1913 - 2004 (INDISPONÍVEL)

Publicado pela UNIFEI no nonagésimo primeiro aniversário de fundação da instituição, o livro é uma versão atualizada e ampliada de publicações anteriores. Nele foi incluída a Lei de Criação da Universidade Federal de Itajubá, sua missão, a estrutura universitária, seus organogramas e respectivas ocupações, a história em datas, a Universidade em números, planta baixa do Campus, relação de dirigentes, de docentes, de ex-alunos, de graduação e de pós-graduação, e de servidores técnico-administrativos, até agosto de 2004. Inclui ainda, informações sobre a Associação de Diplomados, o Diretório Acadêmico, a Associação Atlética Acadêmica e a Empresa Junior, bem como as Fundações que prestam serviços de apoio à UNIFEI. Enfim, um manual de consulta permanente para todos que pertencem à família unifeiana.

CAUSOS DA TURMA DO DISCO VOADOR (INDISPONÍVEL)

A iniciativa de resgatar passagens, fatos e acontecimentos que marcaram o tempo de estudantes da “Turma do Disco Voador” surgiu em 2004. A Comissão de Festas da Turma, pesquisando, descobriu que nenhuma turma do IEMI – IEI – EFEI – UNIFEI, até então, deixou registrado os causos desse maravilhoso período. A “Turma do Disco Voador” que tem como pedra angular o ano de entrada de 1972, na então EFEI, lançou o livro em seu encontro de novembro/2005, em Itajubá. A publicação registra 40 causos da Turma; apresenta a programação do 6º encontro; curiosidades da Turma – o resultado do vestibular da EFEI em 1972; os apelidos publicados no cartaz do Dr/2 etc; fotos de encontros da Turma; relação de formandos por data (ex-alunos) etc. O Prof. Fredmarck Gonçalves Leão que o prefaciou escreveu: “O leitor certamente se transportará ao passado, e se deliciará com fatos pitorescos, sentindo a inteligência arguta e desprendida em cada causo. Se cada um ler e guardar em sua memória uma pequena lembrança alegre dos casos acontecidos, os protagonistas desta edição sentir-se-ão imensamente recompensados pela exposição de sua arte; caso contrário, que um disco voador os leve para fora da órbita terrestre!”. Essa é uma pequena contribuição da “Turma do Disco Voador” para a história e tradição da nossa querida Escola, hoje Universidade.

Engenheiro e Companheiro LUIZ MOREIRA BARBIRATO (INDISPONÍVEL)

Este livro é dedicado à memória do Engenheiro e Companheiro Luiz Moreira Barbirato, formado em 1948 no IEI – Instituto Eletrotécnico de Itajubá, falecido em outubro de 2005. Trata-se de uma coletânea de discursos e matérias, de sua autoria, publicadas no Boletim Informativo mensal da Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá, Regionais de Brasília e de Belo Horizonte. Foi organizado pelo ex-aluno da Turma de 1976 Marcelo Benedito Santana e lançado em Brasília-DF em 2007. Natural de Campos-RJ, Barbirato chegou em Itajubá no ano de 1942 e em 1944 entrou para o IEI depois de vencer o disputado vestibular, integrando a maior turma até então, composta de 66 jovens, dos quais 46 chegaram ao fim da jornada de cinco anos. Em 1946 participou da equipe que fundou o jornal “O Dínamo” e em 1947 tornou-se o primeiro presidente da Comissão da Construção da Sede Própria do Diretório Acadêmico. Foi criador do programa “Acadêmicos no Ar”, transmitido pela Rádio Itajubá. Dentre os inúmeros cargos que ocupou na vida profissional foi: Presidente da Centrais Elétricas Fluminense S. A. – CELF; Presidente da Espírito Santo Centrais Elétricas – ESCELSA; Assessor e depois Chefe de Gabinete da Presidência da Eletronorte; e Secretário de Tecnologia da Secretaria-Geral do Ministério de Minas e Energia. Foi professor fundador da Escola Politécnica, atual Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Rotariano atuante exerceu vários cargos em clubes de Rotary de Vitória-ES e Brasília-DF, inclusive de presidente de clube por duas vezes. Na AD-UNIFEI foi sempre muito atuante e era o Patrono da Regional de Brasília.

Pequenas Histórias de Vida

O autor, Cleber Malta de Sá, nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se ainda criança para Itajubá, onde residiu até 1957 quando concluiu o curso de engenharia no antigo I.E.I. Depois de trabalhar apenas um ano no Rio, transferiu-se para Goiânia-GO, onde reside até hoje, construindo uma carreira profissional das mais brilhantes, quer como professor universitário, na iniciativa privada ou ocupando relevantes cargos públicos. Em 2004, incentivado pela esposa e por um grande amigo de infância, decidiu escrever e publicar essas Pequenas Histórias, tendo por cenário a Fábrica de Armas de Itajubá de sua alegre e divertida infância, a cidade e o Instituto Eletrotécnico de Itajubá de sua juventude, que moldaram sua personalidade com muito estudo e trabalho, sem deixar de se integrar ao meio comunitário e estudantil com uma forte participação nos esportes. Esgotada a 1a. Edição deste livro e atendendo inúmeros pedidos, lançou sua 2a. Edição em 2005, com textos corrigidos e ampliados.

VILA COSMO E OUTRAS HISTÓRIAS - Crônica de um Tempo de Patifarias

Recentemente lançado em Itajubá, o livro "VILA COSMO E OUTRAS HISTÓRIAS - Crônica de um Tempo de Patifarias", de autoria do ex-aluno Joel Pinheiro, é um misto de realidade e ficção, que desvenda a vida estudantil dos anos 60 com seu estilo peculiar e divertido. Joel estudou no IEI de 60 a 64, mas antes mesmo de se formar decidiu trilhar outros rumos na vida, sem nunca deixar de fazer parte de sua turma. Segundo seu colega Cesar de Barros Pinto, que fez a apresentação do livro: “A aposentadoria de quase todos os integrantes da turma de 64, aliada às facilidades de comunicação proporcionadas pela internet, intensificou os contatos dentro do grupo, gerando o intercâmbio de mensagens rememorando histórias dos tempos de estudante. Algumas destas histórias deram origem a este livro. Com o apoio do colega Zsolt, o Tijolo, que coordenou a busca de informações para a reconstituição dos fatos narrados, Joel preparou este trabalho, que retrata com humor uma época plena de significados para quem passou pelo I.E.I. Este livro tem uma expressiva importância para os integrantes da turma de 64, protagonistas ou não das histórias narradas. É importante também para aqueles que querem curtir por algumas horas divertidas histórias de um tempo que foi muito especial, porque transcende a época e o espaço de ocorrência dos fatos narrados.”

AS MENINAS & OS MENINOS - Crônica das gentes ladinas

A coordenação editorial e de texto e o projeto/edição gráficos deste "As Meninas & Os Meninos" são de uma dupla de irmãos, Paulo Roberto – PIG e Chico Villela, que reuniram documentos, fatos e "causos" narrados por ex-alunos que ingressaram na UNIFEI no ano de 1974, por isso mesmo denominada de "Turma BICHOS 74".

 

"O miolo do livro, com tratamento gráfico atrevido, repousa sobre três bases: causos narrados, fotos dos Meninos e das Meninas e imagens antigas da escola e da cidade, e alguns textos exparsos. Fotos e imagens, embora sujeitas a visões distintas, costumam ser objetivas. Já o causo é pertença de quem conta, proseia, passa à frente, soma, reduz, torce."  Chico Villela

"Esses causos lembram a nossa infância, as nossas dificuldades, os nossos sonhos e falam dos valores permanentes da amizade. Com saudade, ler esse livro é viver outra vez a melhor época da nossa vida."  José Roberto Arruda (Turma de 1976)

 

A PEDRA E A FONTE - Memória de Itajubá e da obra de Theodomiro Santiago (INDISPONÍVEL)

De autoria de Francisco Villela Pinto e Claudio José Barbosa Vander Velden, esta obra foi editada com a participação da Escola Federal de Engenharia de Itajubá, hoje UNIFEI, e da Fundação Tehodomiro Santiago, com viabilização financeira de membros da família do Major Pereira. Trata-se de um documento de recuperação da memória iconográfica de Itajubá e da obra de Theodomiro Carneiro Santiago, com rico conteúdo e apresentação, no tamanho 32 x 45 cm, sendo 10 páginas de texto e 40 lâminas contendo reproduções de fotos e documentos da antiga Itajubá e antigo Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá.